Juliana A. / Mariana Abud


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

TEM QUE VER / Guerra e Paz - Portinari


A pedido do Governo Brasileiro, a ONU confiou a guarda dos painéis Guerra e Paz ao Projeto Portinari (clique aqui) até agosto de 2013.

Entre 1952 e 1956, Cândido Portinari realizou seus dois últimos e maiores murais, Guerra e Paz (14m de altura por 10m de largura, aprox.), encomendados pelo governo brasileiro para presentear a sede da ONU, em Nova York.

Portinari havia sido proibido por médicos de usar tinta a óleo e sabia que corria risco de morte ao executar a obra para a ONU. “Foi uma decisão consciente e coerente com toda uma vida de militância”, diz o filho do artista. 

Localizados em local nobre, de acesso restrito aos delegados das Nações, no hall de entrada da Assembleia Geral, os monumentais painéis não podem ser vistos pelo público por razões de segurança, nem mesmo durante as visitas guiadas da ONU. Por esse motivo, o Projeto Portinari sempre sonhou em expor Guerra e Paz ao grande público.

Em 2007, o anúncio de uma grande reforma no edifício sede da ONU entre 2010 e 2013 proporcionou a oportunidade inédita de expor os painéis Guerra e Paz no Brasil e no exterior.
Neste momento, o Projeto Portinari a exposição Guerra e Paz, de Portinari está em São Paulo no Memorial da América Latina até 21 de abril. Além de apresentar os painéis restaurados, a exposição reune cerca de 100 dos estudos preparatórios de Portinari para Guerra e Paz, estes em première mundial (nem o próprio pintor teve a oportunidade de vê-los em seu conjunto). Imperdível...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUE BOM TER VOCÊ AQUI... seu comentário é muito importante para o PRA QUEM JA SABE AMAR, volte sempre!

Related Posts with Thumbnails